Saiba quais são os benefícios do café

            O mundo inteiro ama o café. Para muitos, o café pela manhã oferece um impulso de energia necessário para começar o dia. Para outros, é o sabor daqueles grãos frescos que realmente os mantêm em alerta. Em todo caso, é reconfortante saber que há muitos benefícios do café para saúde através do consumo diário.

Segundo Gallup, de julho de 2015, não apenas os cafés são um dos segmentos de mais rápido crescimento da indústria de restaurante, mas os hábitos de consumo do café têm permanecido aumentado relativamente desde 1999, com a maioria das pessoas consumindo pouco menos de 3 xícaras de café por dia.

            Talvez isto seja devido à dependência de cafeína, ou o poder do marketing de varejo. Ou simplesmente em razão do café oferecer às pessoas uma série de benefícios para a saúde. Na seqüência são apresentadas 6 motivos convincentes para o consumo da xícara de café puro, podendo beneficiar a saúde em curto e longo prazo.

6 Benefícios comprovados do café

            Para maximizar os benefícios saudáveis, é melhor beber o café mais próximo possível do preto, já que o açúcar e creme podem reverter os efeitos positivos da bebida. 

            Junto com os benefícios imediatos, óbvios do café, o mesmo pode também ter certos efeitos profundos na saúde, além do apenas bem-estar diário. Da próxima vez que sentir um pouco de culpa por depender da sua dose diária de café, tente-se lembrar das surpreendentes maravilhas que o café tem a oferecer.

O café pode promover a acuidade mental e tornar a pessoa mais produtiva

entre os beneficios do cafe esta a dispersao

Além do efeito óbvio de despertar, os estudos como “Caffeine – Not Just a Stimulant” de Michael J. Glade têm mostrado que as bebidas cafeinadas como o café podem melhorar o desempenho motor e cognitivo, memória de curto prazo, precisão das reações e capacidade de tomar decisões corretas, enquanto diminui a fadiga física e mental.

O café pode diminuir o risco de diabetes tipo 2

diabete tipo 2 entre os beneficios

            Em um estudo de 2012 intitulado “Caffeinated and Caffeine-Free Beverages and Risk of Type 2 Diabetes”, os pesquisadores tentaram delinear como as bebidas cafeinadas e descafeinadas, como o café e o chá, assim como bebidas adoçadas com açúcar e refrigerantes artificialmente adoçicados, todos influenciavam o risco de um indivíduo para diabetes tipo 2.

            Apesar das pessoas precisarem de um estudo para concluir que as bebidas açucaradas levam a riscos maiores de diabetes tipo 2, o estudo surpreendentemente mostrou que os indivíduos associados com a ingestão do café estavam entre o risco mais baixo para diabetes tipo 2.

O café pode ajudar a evitar determinadas doenças degenerativas e câncer

cafe alzeimer cancer diminui benefícios do café

            Um estudo de 2005 mostrou que o café poderia diminuir o risco de doença hepática crônica. Além disso, Gary Arendash, um dos autores de um estudo de 2012 acerca dos efeitos da cafeína sobre a doença de Alzheimer, afirmou que o consumo moderado diário do café cafeinado parecia ser a melhor opção alimentar para proteção a longo prazo contra a perda da memória do Alzheimer.

No mesmo ano, Ronald Postuma do McGill University Health Centre e seus pesquisadores publicaram um estudo detalhando como o café poderia não apenas ajudar a prevenir a doença de Parkinson, mas poderia também ajudar a aliviar os sintomas de pacientes já aflitos com a doença.

O café pode promover a saúde cardíaca e não eleva de forma prejudicial a pressão arterial

cafe beneficios cardio

            Aaron E. Carroll do The New York Times desmascara muitos mitos em torno do café e pressão arterial. Por um lado, quando ingerida pelo consumo do café, a cafeína tem pouco efeito prejudicial sobre a pressão arterial, segundo um estudo de 2005.

            Além disso, um estudo de 2011 concluiu que enquanto os pacientes hipertensos viam um aumento agudo na pressão arterial, “a evidência atual não suporta uma associação entre o consumo do café de longo prazo e pressão arterial aumentada, ou entre o consumo de café habitual e risco aumentado de doença cardiovascular”.

Uma meta análise de 2012, confirmou ainda que havia evidência insignificante associando o consumo do café e pressão arterial ou risco de hipertensão.

Ao invés, Carroll nota que houve mais estudos com conclusões definitivas sugerindo que o café contribuiu para o coração saudável; ele cita um estudo de 2011 que mostrou que o café poderia “de forma significativa” diminuir o risco de doença cardíaca coronária.

            Carroll também cita um estudo de 2013 mostrando como sujeitos que consumiam uma quantidade moderada de café por dia tinham o menor risco para doença cardiovascular.

O café é favorável ao intestino

cafe diuretico natural

            Segundo Why Does Coffee Make You Poop? da série American Chemical Society Reactions, a composição altamente ácida do café, ao invés da cafeína apenas, tal como a encontrada em chá e bebidas energéticas, pode levar a defecar mais rapidamente. O consumo de café leva o estômago a secretar um ácido gástrico que ajuda a quebrar as proteínas.

            O café também contém um composto chamado de ácido clorogênico que contribui para o nível global de ácido no estômago, levando o mesmo a empurrar seu conteúdo de forma mais rápida no intestino delgado.

            Finalmente, o consumo do café cafeinado ou descafeinado tem mostrado aumentar níveis de 2 hormônios, gastrina, que afeta os músculos no cólon, e colecistoquinina, um hormônio que ajuda a regular o processo da digestão por liberação das enzimas digestivas na bile.

            E como tudo isso é favorável à saúde? Por uma razão muito óbvia, pois defecar é a maneira natural do corpo de remover resíduos e toxinas. E ainda promove um  cólon saudável.

O café pode ajudar a impulsionar o treino

cafe energetico natural

            O consumo de café aumenta adrenalina, que pode ajudar a aumentar o desempenho físico por até 12% em média. Beber café antes de se exercitar, aumenta a conformidade com um programa de exercício, assim como maximiza a força durante a atividade, diminui a dor percebida durante o exercício, e reduz a dor muscular depois da atividade, como mais um motivo para consumir café. Sem duvida, um dos maiores benefícios do café, ou pelo menos, o mais perceptível. Um excelente estimulante para perder aquela barriguinha indesejável.

Fontes: Yahoo e Bustle

Seu comentário é importante!