Café Orgânico: O que é, benefícios, onde encontrar

O café é a bebida mais popular do mundo depois da água, uma posição que ajuda a classificá-lo como uma das commodities mais negociadas, atrás apenas do petróleo, segundo The Organic Food Shopper’s Guide. Mas o café orgânico está dando passos largos nessa corrida.

O café organicamente cultivado é livre de resíduos químicos, um atributo que leva muitos conhecedores a reivindicar que tem sabor mais completo, mais rico do que o café cultivado convencionalmente.

Apenas um número moderado de consumidores de café precisa optar por grãos cultivados organicamente para fazer um impacto positivo significativo sobre o meio ambiente e nas vidas de agricultores de café orgânico.

Benefícios do Consumo de Café Orgânico

A Environmental Protection Agency adverte que 30% dos inseticidas, 60% dos herbicidas e 90% dos fungicidas são carcinogênicos, ou cancerígenas. Os pesticidas e outros produtos químicos agrícolas convencionais acumulam na gordura corporal, e podem causar dano aos sistemas nervoso e reprodutivo.

Estes produtos químicos também podem interromper a função hormonal e do sistema imunológico. As mulheres gestantes e lactantes que ingerem café cultivado tradicionalmente passam os resíduos químicos para seus fetos ou bebês amamentados.

Em razão dos corpos dos bebês ter menos gordura, estes produtos químicos são absorvidos mais facilmente pelos seus órgãos internos. Os pesticidas e outros produtos químicos agrícolas têm sido associados com anormalidades em desenvolvimento e comportamento. Beber café orgânico elimina os riscos de saúde determinados pelo café convencional.

Benefícios Ambientais

Em um esforço por produzir café menos caro, os produtores convencionais derrubam florestas tropicais, criando plantações de café repletas de sol em toda a América do Sul, África e sudeste da Ásia. Em regiões tropicais, os nutrientes não são armazenados no solo, mas ao invés, sugados para uso imediato pela diversidade ampla e densa da vida da planta.

Produção convencional de café no Brasil

Produção convencional de café no Brasil

Com o desmatamento, os nutrientes desaparecem com a vegetação. Cultivar em fazenda de café de monocultivo em solo exaurido de nutrientes, traz a necessidade do uso de fertilizantes químicos para alimentar as plantas.

Os pesticidas são outros requisitos, porque os predadores de pragas de café são eliminados junto com a floresta. Sem a sombra da cobertura, o abastecimento de água do solo seca, endurecendo o solo com o tempo. O desmatamento também afeta negativamente as populações de pássaro migratório, que têm menos lugares para o inverno na América do Sul.

Café orgânico cultivados á sombras das árvores

Café cultivado organicamente a sombras das árvores


A maioria dos produtores de café orgânico, entretanto, cultiva suas plantas na sombra da floresta tropical. O ecossistema proporciona adequada nutrição da planta, e sua biodiversidade elimina a necessidade de pesticidas e herbicidas químicos.

Variedades do Café Orgânico

O café orgânico está disponível em muitas variedades, com base no método de cultivo e sua contribuição para o meio ambiente. A seguir alguns deles:

Café Orgânico Cultivado à Sombra. Esta variedade é cultivada em sombra natural das florestas tropicais sem limpeza da terra para agricultura. O maior benefício deste café é que não há florestas derrubadas para isso, e é claro, não há substâncias químicas usadas.

Café Orgânico Favorável aos Pássaros. Este é quase o mesmo que o anterior, com a diferença que é particularmente preocupado com a preservação do habitat natural dos pássaros.

Café Orgânico Kona. Este café é cultivado em solo vulcânico fértil da região Kona no Havaí. E é produzido em fazendas que não usam fertilizantes químicos e pesticidas químicos. E possui sabor distinto devido ao clima e solo nesta região.

Café Orgânico Descafeinado. O café orgânico que tem a cafeína removida.

Café Orgânico Verde. O café orgânico verde é o café verde obtido das plantas de café que são cultivadas organicamente. Este café é obtido dos grãos de café crus que não são torrados. Não há produtos químicos usados no processamento.

Como Selecionar e Armazenar o Café Orgânico?

cafe organico em grao e moido
Algumas dicas após comprar o seu café orgânico:

– Se comprar grãos inteiros, tentar moê-los imediatamente antes de preparar o café para obter o melhor sabor e aroma. Mas apenas grãos frescos e se possível torrá-los em casa.

– Sempre comprar grãos de café 100% orgânico. Não confunda com o rótulo “orgânico” ou tipos “contém orgânico”.

– Procurar pela uniformidade em tamanho, forma e cor dos grãos. A presença de grãos sem cor, enrugados e lotes menores indica qualidade ruim.

– Verificar a data de fabricação, embalagem e data de expiração.

Nunca guardar o café, moído ou grãos inteiros, na geladeira.

Onde Comprar?

Um exemplo de marca que faz produção do café gourmet e orgânico é a Cia Orgânica. O Café Orgânico Supreme Grão Espresso, como exemplo, tem produção com blend Mogiana Paulista, de produção em região norte do Estado de São Paulo e pelo sul de Minas Gerais.

O café oferece torra média e sabor de suavidade. O aroma se caracteriza de intensidade e achocolatado, com revelação das notas das avelãs. A apresentação é de encorpado, e leve acidez cítrica e retrogosto de prolongação. É possível comprar de modo direto pelo site da empresa.

Fontes:
LiveStrong, OrganicFacts e Guiadocafe.

Seu comentário é importante!