Afinal, café engorda ou emagrece?

O café oferece uma variedade de benefícios para saúde, há a bem conhecida habilidade de temporariamente aumentar a concentração e atenção, e beber café pode também reduzir o risco de doenças do fígado e diabetes tipo 2, segundo Linus Pauling Institute.

O café preto é uma alternativa mais saudável em relação ao café aromatizado com creme e açúcar carregado de calorias. E pode também ajudar a emagrecer. Apenas certifique-se de não exagerar, pois muita cafeína pode ter efeitos negativos para saúde.
cafe emagrece sim foto

Café Controla o Apetite

Para as pessoas que sofrem com desejos e aflição de fome durante a dieta, o café pode ajudar a suprimir o apetite, segundo Jennifer Koslo de Precision Nutrition. Apesar deste efeito muitas vezes ser atribuído ao conteúdo de cafeína do café, o café descafeinado pode ter o mesmo efeito. Assim, mudar para descafeinado pode ser uma maneira eficaz de controlar a fome sem exagerar na cafeína.

Conexão Cafeína-Exercício

Por outro lado, a cafeina pode trazer outros benefícios. Segundo Aditi Majumdar e Dr. Len Kravitz da Universidade do Novo México, a cafeína pode aumentar a liberação de ácidos graxos livres na corrente sanguínea, o que ajuda a se exercitar mais, por mais tempo.

A cafeína é também um impulsionador de energia, e a mesma pode ajudar em relação ao foco mental por tornar os neurotransmissores naturais serotonina, dopamina e acetilcolina mais eficazes.
foto cafe e mulher na academia
A cafeína também estimula a liberação de adrenalina, aumenta o fluxo sanguíneo aos músculos e acelera o batimento cardíaco, segundo Susan Roberts, professora de nutrição em Tufts University. Tudo isso leva a uma sessão de treino mais concentrada, energizada, o que pode ajudar a queimar mais calorias e perder peso mais rápido.

Tipo de Café Consumido

O tipo de café consumido fará uma grande diferença em relação ao seu efeito no emagrecimento. Um café preto regular ou espresso é realmente livre de calorias. As bebidas de café açucaradas, ou aquelas feitas com creme, leite integral e xarope, podem conter um número elevado de calorias.

Segundo um artigo no website Today, um mocha grande pode conter entre 400 e 580 calorias, enquanto um cappuccino gelado com xarope pode ter mais de 600 calorias. É importante estar ciente dos ingredientes que estão no próprio café, assim como quaisquer extras que possa acrescentar.

Fator Termogênico

Além do seu efeito de controle do apetite, o café pode aumentar a taxa de queima calórica. Segundo um estudo da edição de 2006 de American Journal of Clinical Nutrition, o conteúdo de cafeína do café pode provocar um ligeiro aumento em termogênese e oxidação da gordura.

Este resultado é provavelmente mínimo na melhor das hipóteses, no entanto, enquanto possa ajudar, não se deve depositar as esperanças de emagrecimento somente em xícaras de café.
foto cafe ajudando mulher perder peso

Quantidade de Café Consumida

Mesmo se estiver bebendo café preto sem calorias, é dever manter uma ingestão moderada para evitar o consumo exagerado da cafeína. Enquanto pequenas quantidades de cafeína possam aumentar a termogênese, o excesso pode tornar o indivíduo nervoso, interromper o sono e causar ansiedade, depressão ou ter ritmo cardíaco acelerado.

A University of Maryland Medical Center recomenda 2 a 3 xícaras de café por dia, como o limite superior recomendado para a ingestão da cafeína. Se estiver bebendo mais do que 3 xícaras por dia, escolha o café descafeinado para as xícaras extras.

Fonte: LiveStrong(1), LiveStrong(2).

Seu comentário é importante!