Café requentado faz mal para saúde?

O café, além de ser uma bebida especial muito deliciosa, muitas vezes te dá ânimo para a rotina. A cafeína passa rapidamente através das membranas do corpo, então a partir do primeiro gole a mesma está entrando na corrente sanguínea pelo revestimento da boca, garganta e estômago. E leva apenas 45 minutos, para 99% da cafeína ser absorvida por estas membranas.

No entanto, é comum para muitas pessoas sem tempo que pela tarde surja tentação de beber o café que foi feito pela manhã, ou no dia anterior. E a dúvida surge se é possível beber este café feito horas antes, e em que ponto o risco potencial supera a promessa do beneficio da cafeína.

A resposta para a pergunta é NÃO FAZ MAL A SAÚDE. Mas é importante ter atenção com as questões apresentadas a seguir:


café requentado italianinha foto
– Há leite no café?
Quando devidamente armazenado e refrigerado, o leite pode durar até uma semana após sua data de expiração, mas o leite não deve ser deixado em temperatura ambiente por mais do que 2 horas. Então, se o café contém leite nele, é mais seguro beber enquanto está fresco.

– O sabor do café está comprometido?
Assim como os grãos de café ficam rançosos após cerca de 2 semanas, o café fresco pode começar a apresentar gosto ruim após em torno de 30 minutos, ou o tempo que leva para o café esfriar. Então, há em torno de uma janela de 4 horas antes que os óleos no café comecem a ficar ruim, o que altera o sabor.

– Esquentar o café no microondas matará as bactérias?
Apesar do microondas poder matar bactérias, pois esquenta de fora para dentro, muitas vezes deixa quantidades frias no meio dos alimentos e bebidas, onde as bactérias podem prosperar. Então não se deve contar com isso para matar qualquer coisa que possa estar vivendo na xícara.

– A água no café estraga?
A água pode absorver aromas de seu ambiente que altera seu sabor, especialmente se deixada em lugar particularmente pungente como a geladeira, mas mesmo sem tampa, os copos de água são potáveis por semanas depois de despejados. A menos que a água tenha algo vivendo nela, como flores, é difícil para as bactérias sobreviverem.
cafe requentado garrafa termica foto
– É seguro então, beber café depois de várias horas?
O café preto é seguro para beber, embora provavelmente o mesmo não tenha todo aquele agradável sabor. É recomendável que mantenha o café em uma garrafa térmica boa, para que ele mantenha a temperatura o máximo possivel. Caso não tenha disponibilidade de uma garrafa térmica, certifique-se de levar para o microondas, para maior segurança no consumo.

Fonte: Food52 e CaffeInformer.

Seu comentário é importante!