Como fazer cappuccino caseiro

Luigi Bezzera foi o italiano inventor da primeira máquina de café espresso em 1901. Apesar do cappuccino na realidade ter origens anteriores, sem a máquina inventada por Bezzera, a bebida primorosamente deliciosa conhecida meramente atualmente seria uma espécie de café com leite espumoso.
Tão simples como é delicioso, o cappuccino contém em torno de 150 a 180 mililitros de líquido, consistindo de café com 25 ml, e gordura do leite pasteurizada, que deve atingir a borda superior da xícara.
Se o cappuccino for tomado sem açúcar é ideal para saciar a fome. As únicas calorias que contém vêm de sua gordura do leite total, com cerca de 70 a 80 à xícara. E preenche o estômago, oferece nutrição. O café espresso é base de um cappuccino perfeito. E é o primeiro líquido que segue na xícara, um cappuccino autêntico exige uma quantidade de 25 mililitros.
cappuccino caseiro cremoso foto

Receita de Cappuccino Caseiro

Ingredientes:
– 2 xícara de leite
– 2 colheres de sopa de pó de café
– 1 xícara de água

Não há necessidade de sair de casa para usufruir de um delicioso cappuccino. De modo caseiro, você pode fazer o mesmo cappuccino que enche os olhos nas cafeterias. Veja o modo de preparo:

Passo 1 – Leite vaporizado – Aqueça 1 xícara de leite em uma panela sobre o fogo médio. Deixe o leite ferver até que as bolhas formem em torno das bordas. Remova a panela do fogo e a coloque em uma superfície plana.

Passo 2 – Espuma do leite – Então, bata um xícara de leite com uma batedeira/liquidificador/cremeira, aumentando a velocidade conforme o leite começar a engrossar. Continue misturando até obter o volume de espuma desejado.

Passo 3 – Agora fazer o café. Medir 2 colheres de sopa de café para cerca de 147 a 177 mililitros de água.
É possível preparar o café em uma cafeteira de gotejamento automática.

Passo 4 – Agora preparar o cappuccino. Um cappuccino clássico exige 1/3 de café pronto, 1/3 de leite vaporizado, e 1/3 de espuma. É possível fazer misturas com 2 ou 3 colheres de sopa de xaropes ou até mesmo diferentes tipos de leite, como chocolate ou baunilha.

cappuccino leite vaporizado foto

Vaporizar e Espumar o Leite

Vaporizar e espumar o leite em casa é um processo simples com a ajuda das dicas e instruções na seqüência.
– O tipo de leite que se usa é da escolha individual, mas manter em mente que a gordura é que oferece o sabor e textura. O leite integral oferece os melhores resultados, 2% de quantidade é o melhor padrão, e o leite desnatado espuma rapidamente, mas muitas vezes resulta em picos secos e rígidos.
– O leite de soja, baunilha, chocolate ou leite com sabor de morango podem também ser usados.
– Sempre preparar o leite espumado antes de fazer o café, já que o leite aquecido durará mais do que o espresso fresco. É possível também manter um ou os dois em uma garrafa de café enquanto prepara as bebidas.
– Instruções de fogão: Aquecer 1 xícara de leite (integral, 2%, 1%, ou desnatado), em uma panela sobre o fogo médio apenas até que o leite forme bolhas em torno das bordas. Não deixar ferver. Remover do calor. Colocar em uma superfície plana. Então, misturar o leite com uma batedeira, aumentando a velocidade conforme o leite começar a engrossar. Continuar batendo até que a espuma dobre ou alcance o volume desejado. O leite vaporizado assentará no fundo. A espuma subirá ao topo.

Fonte: FolgersCoffee e FinediningLovers.

Seu comentário é importante!