Café verde: Saiba o que é e seus benefícios

Os grãos do “café verde” são grãos de café dos frutos cafeeiro que não foram ainda torrados. O processo de torrefação dos grãos de café reduz as quantidades do ácido clorogênico químico.
Assim, os grãos de café verde têm um nível mais elevado de ácido clorogênico comparado com os grãos de café regulares torrados. O ácido clorogênico no café verde trás ainda mais benefícios para saúde. As pessoas tomam o café verde via oral para obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doença de Alzheimer e infecções bacterianas.

Enquanto o café preto tradicional seja feito de grãos de café torrados, as bebidas de café verde são feitas usando os grãos de café não torrados, ou “verdes”. Os extratos dos grãos de café verde demonstraram muitos benefícios para saúde em estudos científicos.
Os componentes principais do café verde responsáveis por estes benefícios parecem ser a cafeína e ácido clorogênico, um tipo de antioxidante, embora alguns efeitos sejam influenciados por outros fatores compostos.
O grão de café tem uma vida aventurosa. Eles são realmente sementes fechadas em um fruto vermelho. E são extraídos e torrados o que confere o sabor e aroma incríveis. Quando deixados em sua forma crua, são usados para produzir o café verde.

Estes grãos não são torrados, ao invés, eles são embebidos e então concentrados em um extrato. Tão natural é o sabor que o café verde recebe sua quota de holofotes, mas em alguns casos, a torrefação gera determinados óleos dentro do grão, que aumenta o perfil nutricional.
Na sua forma pura, o café verde tem um teor baixo de cafeína, o que o torna mais “saudável”. É verdade, esta obra-prima na xícara pode fazer mais do que gerar otimismo.

Benefícios do Café Verde

cafe verde vraios beneficios

– potencial Emagrecimento

Segundo um estudo publicado em março de 2006 em “BMC Complementary and Alternative Medicine”, a suplementação diária de um extrato preparado dos grãos de café verde reduziram a gordura corporal e peso corporal em ratos, assim como a composição da gordura no fígado.
O efeito foi semelhante em ratos suplementados com ácidos clorogênicos isolados e cafeína, o que sugere que estes são os compostos responsáveis pelo efeito. Os ácidos clorogênicos encontrados no café verde podem ser digeridos e absorvidos pelos humanos, o que implica uma disponibilidade semelhante como o extrato.

– Redução da Pressão Arterial Elevada

Além de seus efeitos em promover emagrecimento, os ácidos clorogênicos no café verde podem reduzir a pressão arterial. Segundo um estudo publicado em 2006, em “Clinical and Experimental Hypertension”, os pacientes suplementados com 140 miligramas de extrato de café verde por dia, demonstraram redução da pressão arterial ao longo do estudo. Não foram relatados efeitos colaterais, o que sugere que o café verde seja uma maneira segura de ajudar a reduzir a pressão arterial elevada.

– Desempenho Cognitivo e Humor Melhorados

A cafeína encontrada no café verde tem um efeito positivo sobre o humor e atividade cerebral. Segundo uma análise publicada em fevereiro de 2008 em “Nutrition Bulletin”, vários estudos confirmaram que a cafeína pode melhorar o tempo de reação, vigilância, memória, atenção, foco, resistência à fadiga e outros fatores do desempenho cognitivo.
Os revisores encontraram a ingestão ideal de café verde entre 38 a 400 miligramas por dia, ou entre aproximadamente um terço de xícara a 4 xícaras de café fresco.

– Benefícios dos Antioxidantes

Os grãos de café verde e seus produtos derivados contêm múltiplos antioxidantes, que são compostos que reduzem os efeitos dos radicais livres que danificam as células no corpo. Esta função preventiva mantém a pessoa mais saudável, reduzindo a quantidade de dano e estresse que as células possam sofrer.
Segundo um estudo publicado em julho de 2004 no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, os antioxidantes do ácido clorogênico nos grãos de café verde poderiam prevenir a proliferação de 4 tipos de células cancerosas, sugerindo que o café verde pode ser útil em prevenir alguns tipos de câncer.

Como Tomar e Onde Comprar Café Verde?

café verde em graos cru
A dose apropriada de café verde depende de vários fatores, como a idade do consumidor, saúde, e muitas outras condições. Neste momento, não há informação suficiente para determinar uma gama adequada de doses de café verde, em crianças e adultos.
Manter em mente que os produtos naturais não são sempre necessariamente seguros e as doses podem ser importantes. Certificar-se de seguir as instruções pertinentes nos rótulos dos produtos e consultar o farmacêutico ou médico ou outro profissional de saúde antes de usar.

Encontra-se o café verde em pó nas lojas especializadas, e deve ser ingerido duas vezes diariamente, preferencialmente de manhã e pela tarde, na porção apresentando 200 mg. Pelas suas propriedades, o item tem contra-indicação aos indivíduos com gastrite crônica, hipertensão, hipertireoidismo, problemas hepáticos e reumáticos e úlceras gastroduodenais.

Fonte: LiveStrong, WebMD, Mulher e NDtv.

Seu comentário é importante!