O café, além de ser uma bebida especial muito deliciosa, muitas vezes te dá ânimo para a rotina. A cafeína passa rapidamente através das membranas do corpo, então a partir do primeiro gole a mesma está entrando na corrente sanguínea pelo revestimento da boca, garganta e estômago. E leva apenas 45 minutos, para 99% da cafeína ser absorvida por estas membranas.
No entanto, é comum para muitas pessoas sem tempo que pela tarde surja tentação de beber o café que foi feito pela manhã, ou no dia anterior. E a dúvida surge se é possível beber este café feito horas antes, e em que ponto o risco potencial supera a promessa do beneficio da cafeína.
– Há leite no café?
Quando devidamente armazenado e refrigerado, o leite pode durar até uma semana após sua data de expiração, mas o leite não deve ser deixado em temperatura ambiente por mais do que 2 horas. Então, se o café contém leite nele, é mais seguro beber enquanto está fresco.
– O sabor do café está comprometido?
Assim como os grãos de café ficam rançosos após cerca de 2 semanas, o café fresco pode começar a apresentar gosto ruim após em torno de 30 minutos, ou o tempo que leva para o café esfriar. Então, há em torno de uma janela de 4 horas antes que os óleos no café comecem a ficar ruim, o que altera o sabor.
– Esquentar o café no microondas matará as bactérias?
Apesar do microondas poder matar bactérias, pois esquenta de fora para dentro, muitas vezes deixa quantidades frias no meio dos alimentos e bebidas, onde as bactérias podem prosperar. Então não se deve contar com isso para matar qualquer coisa que possa estar vivendo na xícara.
– A água no café estraga?
A água pode absorver aromas de seu ambiente que altera seu sabor, especialmente se deixada em lugar particularmente pungente como a geladeira, mas mesmo sem tampa, os copos de água são potáveis por semanas depois de despejados. A menos que a água tenha algo vivendo nela, como flores, é difícil para as bactérias sobreviverem.
– É seguro então, beber café depois de várias horas?
O café preto é seguro para beber, embora provavelmente o mesmo não tenha todo aquele agradável sabor. É recomendável que mantenha o café em uma garrafa térmica boa, para que ele mantenha a temperatura o máximo possivel. Caso não tenha disponibilidade de uma garrafa térmica, certifique-se de levar para o microondas, para maior segurança no consumo.
Fonte: Food52 e CaffeInformer.
Não se esquenta café em microondas. O microondas cria micro cavidades no líquido que superaquecem de forma desproporcional. Ao sofrer qualquer turbulência (como mexer ou colocar açúcar) essas cavidades se transformam em vapor, gerando aqueles acidentes que rodaram a internet. Muito cuidado.