Como Fazer Café: No Coador, Cafeteira, Italiana, Francesa e Outros

O café é mais do que simplesmente um meio para a cafeína. Uma grande variedade de grãos, máquinas recentemente transformaram a preparação do café em uma arte delicada. Na realidade, dependendo da maneira que é feito o café, brinca-se com o sabor, nutrição e conteúdo da cafeína.

Desta maneira, é interessante observar os métodos comuns de preparação do café, do mais básico ao mais demorado, e o que realmente se apresenta como bebida final. Para os verdadeiros apreciadores do café, o melhor método de preparo da xícara perfeita é uma questão de intenso debate.

Mas enquanto o consenso é impossível entre os pretensiosos do café, que sofrem um embaraço de riquezas quando se trata de opções de equipamento e métodos, eles concordam em algumas coisas. Em primeiro lugar, usar café de alta qualidade. Não apenas o café cultivado à sombra conserva ecossistemas, mas geralmente oferece sabor superior.

Recomendam apenas um suprimento de 5 a 7 dias de grãos de cada vez, e armazená-los em um recipiente de vidro ou cerâmica com uma vedação de borracha; manter em temperatura ambiente, não na geladeira. E é dever moer os grãos a cada manhã, os especialistas dizem que se tem em torno de 5 minutos após a moagem, antes que o café comece a ficar velho.
como fazer café

Como fazer café no coador

Ingredientes:

  1. • 5 colheres de café em pó
  2. • 5 colheres de açúcar
  3. • 1 coador de pano ou papel
  4. • 1 litro de água filtrada

Modo de preparo:

  1. Coloque 1 litro de água em uma panela para aquecer no fogo
  2. Adicione as 5 colheres de açúcar na panela e misture
  3. Coloque o pó de café no coador sobre o bule (ou garrafa térmica)
  4. Retire a água do fogo próximo a fervura (sem ferver), com as primeiras bolhas e despeje lentamente sobre o coador em movimento circulares
  5. Após ser coado, sirva a vontade em sua caneca

Cafeteira elétrica comum

O avô de todos os métodos de preparação, uma bebida de gotejamento padrão envolve derramar água sobre o pó de café em uma máquina automática. Muitos americanos preferem este método de preparação, já que é rápido, fácil e tradicional.
como fazer cafe eletrica
É também um dos mais saudáveis, o filtro no topo da máquina absorve a maior parte dos óleos naturais dos grãos, que pode fazer diferença no colesterol ao longo do tempo. Infelizmente, estes óleos também representam flavonóides, as substâncias químicas que dão ao café o sabor terra e forte que as pessoas amam.

Chemex

Chemex originalmente criado nos anos 1940, esta abordagem lenta e constante para preparação do café fez um retorno nos últimos anos. Assim como a máquina padrão de gotejamento, o método Chemex envolve derramar a água quente sobre o café. Mas o Chemex é especial porque exige um filtro que é até 3 vezes mais grosso.
como fazer cafe na chemex
Como um resultado, o café final tem textura mais suave e sabor mais puro, com menos óleos de gordura do que se obteria de uma bebida padrão de gotejamento. A jarra Chemex também mantém a água em constantes 180-200 graus. Qualquer condição mais quente, ou mais fria, a água quimicamente alterará o sabor da bebida.

French Press (Prensa Francesa)

French press é uma das melhores apostas, especialmente para aqueles que estão sem tempo. Para preparar, basta determinar o café no jarro, adicionar água aquecida, e embeber por 5 minutos. Quando desejar beber, empurrar o filtro para baixo, e surge uma xícara de café fresca.
como fazer cafe na prensa francesa
Quanto mais tempo e mais profundamente for embebido, maior teor de cafeína na bebida, tornando este método ideal para aqueles com necessidade de uma forte sacudida cedo de manhã. Mas essa cafeína extra surge com um custo. O café de French press contém quantidades superiores de Cafestol, a molécula no café que pode causar picos de colesterol.

Na realidade, em estudo de 2002, feito pela European Journal of Clinical Medicine mostra que as pessoas que bebiam 4 xícaras de café deste método a cada dia, podem vivenciar um aumento de 8 a 10% nos seus níveis de colesterol após apenas 4 semanas.

Cold Brew

A preparação fria, que é parecida à técnica French press (Prensa francesa), se tornou moda entre os conhecedores de café da atualidade. Ao contrário do French press, a água fria é usada no lugar da quente, e o café é embebido para até 12 horas.
como fazer cafe na cold brew
O produto final é uma xícara de café mais nítida, mais doce, do que o torrado escuro especial da loja de café que a maioria das pessoas está acostumada. Isso é porque a água fria gera sabores naturais nos óleos do café que a água quente quimicamente altera ou retira.

A preparação fria também retira um pouco do ácido naturalmente encontrado em grãos de café, que faz este método ideal para aqueles que sofrem de azia ou doença do refluxo ácido. Se o café gelado não interessa, então fazer uma xícara mais forte com água quente e então misturar com água aquecida ou leite quando desejar beber.

Café Instantâneo (Solúvel)

O nome não mente, basta misturar uma colher de café em pó moído com uma xícara de água quente, e bebida estará pronto para consumo em segundos. Mas saiba que a mistura instantânea não é tecnicamente café, é realmente um extrato de café que foi refrigerado, ou seco de spray. Nele pode faltar o sabor e cafeína que são oferecidos comparado com um café real.
como fazer cafe na forma soluvel
No entanto, em estudo de 2012, publicado em Journal of Nutrition and Metabolism mostrou que o café instantâneo é carregado com antioxidantes que podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Capsulas

A solução definitiva para os estudantes com pressa, as máquinas de capsulas funcionam simplesmente como a máquina padrão de gotejamento. Mas com este método, o café já está moído e pré-doseado. Apenas determinar o conteúdo na máquina e terá uma bebida fumegante em menos de 5 minutos.

A diferença aqui está no tipo de café escolhido. Os cafés torrados escuro contêm a maioria dos antioxidantes que combatem o câncer, enquanto os claros tendem a ter um conteúdo maior de cafeína.
como fazer cafe na forma de capsula
Quando comprar, certificar-se de checar duas vezes o pacote também. Os de alumínio podem alterar o sabor da bebida, já que é possível quase provar uma pitada do metal. Optar por embalagens de plástico, ao invés.

Método Cowboy

Recentemente popularizado pela comunidade apaixonada por comida, o método cowboy de preparação do café foi uma vez usado apenas pelos campistas e mochileiros.
como fazer cafe metodo cowboy
A arte está em aquecer água em um panela com o pó de café sobre uma pequena fogueira, mas um fogão funciona, também. Logo antes de a água começar a ferver, polvilhar um punhado de água fria na panela, isso fará o pó assentar ao fundo. E então despejar delicadamente a bebida diretamente nas canecas.

Além de ser barato e perfeito ao ar livre, este método de preparação acumula um intenso sabor, já que nada é coado ou filtrado. No entanto, alguns pensam que o resultado seja um tanto amargo; outros não gostam de raspar a borra de café do fundo de seus copos.

E porque o método cowboy não envolve filtragem, as canecas enchem com todos os óleos e ácidos naturalmente encontrados nos grãos de café. Mas os caminhantes e campistas precisam de calorias extras, de qualquer maneira.

Turco

Como outros métodos, a preparação do café turco exige seu próprio conjunto de ferramentas, incluindo uma encantadora caneca pequena chamada de fincan e uma pequena panela de bronze conhecida como cezve. Ferver o pó, que deve ser mais fino até do que o pó para espresso, junto com água e açúcar, faz esta bebida grossa.
como fazer cafe metodo turco
Tradicionalmente, uma xícara de água é servida com café turco para limpar o paladar antes de participar na deliciosa mistura escura. Mas certificar-se de não beber os resíduos no fundo da xícara.

Cafeteira Italiana

Sim, até este dispositivo tradicional mediterrâneo deu origem a um conjunto de instruções especializadas. Stumptown, o famoso provedor de café de Portland, recomenda inicialmente ferver a água em uma chaleira, já que não é desejado que a cafeteira fique muito quente e transmita sabores metálicos; então despejar a água quente na metade inferior da cafeteira italiana.
como fazer cafe na cafeteira italiana
Inserir a cesta e preencher a mesma com café fino, então apertar as duas partes juntas. Preparar em fogo moderado com a tampa aberta. Uma vez que a corrente de líquido borbulhante parar, remover do calor e fechar a tampa. Sirva a vontade.

Máquina Espresso

Espresso é preparado por pressionar uma pequena quantidade de água que está sob pressão e aquecida (quase fervendo), através do café moído fino. E tende a ser mais espesso do que o café preparado por outros métodos.
como fazer cafe na maquina de cafe espresso
Os grãos moídos são socados em porta filtro para produzir uma camada bem embalada de café. O porta filtro é anexado à máquina de espresso por enroscar em uma unidade que contém a cabeça, que então força a água pelo café para a xícara abaixo em relação ao porta filtro.

O espresso tem uma concentração maior de sólidos suspensos e dissolvidos, e tem uma espuma de consistência cremosa. Já que o café é pressurizado no preparo, o sabor é realmente concentrado na xícara.

Aeropress

O aeropress prepara o café em menos de 30 segundos, o que significa que a água e café têm contato mínimo. Isto resulta em um café com mínima acidez, mas sabor completo. Para preparar uma xícara de café, é determinado um disco de filtro na tampa e é anexado à câmara. Isto é colocado em cima da xícara.
como fazer cafe na Aeropress
Uma colher por xícara de café é colocada na câmara. Aquecer a água e molhar o café usando água lentamente, então acrescentar o resto do líquido. Agitar a mistura para incorporar o café.

Molhar a vedação de borracha no pistão, inserir na câmara e pressionar lentamente para obter uma xícara de café concentrado. Diluir com água quente se não desejar uma xícara estilo “espresso”.

Regras para Preparar a Xícara de Café Perfeita

1 – Manter os grãos de café frescos

Sempre armazenar grãos de café em recipiente hermético. As jarras de vidro ou potes de armazenamento de cerâmica com vedação de borracha são boas escolhas. Nunca refrigerar, os grãos torrados são porosos e prontamente absorvem a umidade e odores de alimentos.
como armazenar cafe
Os especialistas em sabor não recomendam o congelamento do café, especialmente os escuros. Otimamente, comprar um fornecimento de 5 a 7 dias de grãos frescos de cada vez e manter em temperatura ambiente.

2 – Escolher café de qualidade

Os cafés especiais que claramente indicam o país, região ou estado de origem podem oferecer uma vida inteira de experiências de sabor. Por todos os meios procurar pelos grãos 100% Arábica puros. As alternativas baratas podem conter grãos Robusta, conhecidos pelo teor de cafeína superior, mas sabores desagradáveis.

3 – Moer em casa

O café começa a perder qualidade quase imediatamente após a moagem. As melhores preparações de degustação são feitas do produto moído pouco antes do preparo.
como moer cafe
Os conhecedores de café preferem moer em aparelhos caros, mas os moedores acessíveis elétricos farão um serviço útil, especialmente se o moinho é movimentado durante a moagem para obter um tamanho de partícula fina.

4 – Usar água adequada

Nada pode arruinar um pote de café mais seguramente do que água da torneira com cloro ou longe de sabores. Os amantes do café usam água mineral engarrafada ou filtros de carbono/carvão-ativado em suas torneiras.

Uma nota: a água suavizada ou destilada faz café terrível, os minerais na água boa são essenciais.

5 – Cuidado com o calor

A água que está muito quente extrairá os compostos no café que são amargos, ao invés do suave. A temperatura de preparo adequada é de 93,3°C, ou em torno de 45 segundos fora da ebulição plena.

A maioria dos bons preparadores de café regula isto automaticamente. Uma vez preparado, não esperar que o café mantenha seus melhores sabores por muito tempo. O reaquecimento, fervura ou manter por tanto tempo em uma plataforma de aquecimento transformará até o melhor café em desgosto e desagradável.

Fonte: TheGuardian, PasteMagazine, ZDnet e EatingWell.

Seu comentário é importante!