Como fazer café gelado

O café gelado não é simplesmente café quente derramado sobre gelo, ao menos não deveria ser. Fazer isso não apenas dilui o café, mas pode torná-lo amargo, também.

O original café gelado é preparado frio, o que soa como um termo de barista refinado, mas não poderia ser mais fácil. Outra vantagem é que a preparação fria reduz a acidez do café, que por sua vez aumenta sua doçura e outras notas complexas de sabor.

3 Maneiras para Fazer Café Gelado

1 – Preparação do café gelado em 5 minutos

copo de gelo com cafe
Será usada uma máquina de café padrão, café em pó, água e gelo. O café é preparado deve ser preparado mais forte do que o habitual. Usar a mesma quantidade de pó de café para metade de quantidade de água que você está acostumado(a) a fazer. Quando estiver pronto, derramar o líquido em uma caneca e a encher com o gelo.

Os primeiros cubos derreterão, trazendo o café à temperatura ambiente, e o diluindo. Uma vez que os cubos de gelos não estiver derretendo, está gelado e pronto para beber.

2 – Café gelado preparado em algumas horas

cafe gelado copo com gelos
Será usada a máquina de café padrão, café em pó, água, e bandeja de cubo de gelo. Preparar o café normalmente. Colocar o café na bandeja de cubo de gelo e congelar.

Usar estes no café quente preparado normal para esfriá-lo, sem diluir o café. Manter em mente que haverá necessidade de poucos para esfriar o café quente e terminará com mais café, uma vez que os cubos derreteram.

3 – Preparação do café gelado em 3 passos simples

gelo no copo de cafe
Para fazer 177,4 ml de café gelado, misture em um pequena jarra um terço de uma xícara de café em pó, e 1/3 de xícaras de água gelada. Tampe a jarra e leve à geladeira por ao menos 5 horas, mas é melhor deixar durante a noite, não muito mais ou ficará amargo.

O terceiro passo é coar o café usando um coador com filtro de papel, sobreposto a um copo de gelo grande. O café gelado não diluído e delicioso, está pronto, e com custo acessível. Uma dica é triplicar ou quadruplicar esta receita. Uma vez coado, dura 2 dias na geladeira.

8 Dicas para Fazer Café Gelado em Casa

Café gelado adoçado com leite condensado

Café gelado adoçado com leite condensado

1 – Escolher grãos de qualidade

Ao preparar o café, sempre usar grãos de qualidade premium. Os cafés especiais são ideais, eles são ricos em cafeína, alguns têm um sabor achocolatado, muito encorpado e embalam uma punção forte, que será necessária se acrescentar gelo ou outros sabores fortes à bebida.

2 – Preparar usando um filtro de pano de musselina

As pessoas que já visitaram a Tailândia podem se lembrar de beber café de um saco plástico. Aqueles cafés são preparados usando filtro de pano de musselina.

Os filtros de pano de musselina de qualidade permitem até para as partículas de café menores a escorrer completamente, proporcionando uma experiência de café mais ousada e mais saborosa; lembrar-se que quanto mais tempo os grãos ficarem de molho, mais forte o café se torna.

3 – Preparar na noite anterior

Preparar o café na noite anterior, então deixá-lo na geladeira para esfriar. Este é o tempo ideal para acrescentar sabores extras e aromas, para que a bebida tenha tempo a unir e para concentração durante a noite. No próximo dia, apenas adicionar gelo e aproveitar.

4 – Usar a água adequada

Usar água limpa para preparar o café. Se a água em casa está comprometida ou tem um alto teor de sal, então isso pode afetar o sabor, certificar-se de filtrar a água antes de usar.

5 – Adicionar leite condensado para adoçar

É indicado acrescentar um pouco de leite condensado para o café preparado. Isto torna a bebida super indulgente e se liga perfeitamente bem com o café para oferecer um novo nível de sabor.

6 – Experimentar com aromas diferentes

Usando um liquidificador, é possível acrescentar chocolate amargo, banana, ou coco para a preparação do café gelado para melhorar o sabor. Se desejar experimentar mais, tentar acrescentar especiarias, como canela, gengibre.

7 – Gelo criativo

Ao invés de simplesmente aromatizar a bebida, é possível tentar preparar gelo com sabor para acrescentar no final. Por que não fazer gelo de coco, gelo de menta, ou até gelo de chocolate amargo, ou uma mistura dos 3?

8 – Misturar até ficar homogêneo

É possível fazer uma grande variedade de smoothies de café saborosos usando ingredientes naturais, incluindo abacate, manteiga de amêndoa, manteiga de amendoim ou banana. Misturar com o café preparado, deixar durante a noite para permitir fundir tudo junto, acrescentar gelo na manhã e aproveitar.

Benefícios ao Consumir Café Gelado

cafe gelado em cafeteria
Menos ácido. O café preparado frio naturalmente parece mais doce, por causa de seu nível de ácido inferior; mas não ser confundido, este aspecto, com acidez.

– Usar água fria como contrária à água quente, torna o processo de extração muito mais lento, e realmente mais seletivo. O sabor do café é extraído, mas compostos amargos são deixados para trás.

– Isto pode também explicar o motivo da preparação fria conter menos ácido do que quando se usa água quente. A água quente não apenas extrai muito rapidamente, mas também cozinha ao extrair, causando uma mudança na estrutura química.

– Um dos benefícios da preparação fria é que o processo químico não muda, desde que a temperatura também não. É possível beber a preparação fria hoje, depois em alguns dias, e deve ter o mesmo sabor. Para isso, é necessário que ele esteja em um recipiente fechado. Não é desejado que o café absorva qualquer coisa da geladeira.

– A preparação fria pode durar até 2 semanas na geladeira. Basta imaginar abrindo a geladeira e se servindo com um copo do café gelado, muito prático.

– Embora possa exigir mais café para fazer, provavelmente será verificado que não há desperdício.

– E resulta em uma bebida muito suave que destaca uma das misturas de vários perfis de sabor.

Fonte: RunnersWorld, Good House Keeping, Khoollect e Kicking Horse Coffee.

Seu comentário é importante!