Por mais de mil anos, a humanidade tem aperfeiçoado a arte de preparar e beber café. Desde o primeiro pastor de cabras, que começou a dançar com seus animais, após comer o fruto misterioso vermelho, ao moderno viajante saboreando uma xícara de café para despertar, o grão de café mágico se tornou uma necessidade que vicia e dá prazer também.
Latte, expresso, cappuccino, há tantos tipos diferentes de café que a bebida se torna uma linguagem por si. Assim, na sequência são explicadas as diferenças entre 12 bebidas à base de expresso, e como são feitas.
O que são bebidas à base de expresso?
As bebidas à base de café são feitas com uma máquina de expresso que compartilham 3 ingredientes comuns, o expresso, leite vaporizado e espuma. As diferenças principais entre elas são as proporções do expresso, leite vaporizado e espuma na bebida.
Alguns cafés têm coberturas extras, em acréscimo, para completar a bebida, como chocolate em um cappuccino. Mas em essência, cada bebida à base de expresso compartilha os mesmos 3 ingredientes. Confira os 12 principais tipos de café:
1 – Expresso
O expresso é a base e a mais importante parte destas bebidas. Tanto que muitas pessoas desejam aprender como preparar o expresso perfeito. Esta bebida consiste simplesmente de 1 dose de expresso em uma xícara adequada.
2 – Expresso Duplo
O expresso duplo, “doppio”, é constituído de 2 doses de expresso em uma xícara maior, uma variação deste tipo de café.
3 – Macchiato Curto
Um macchiato curto é parecido com o expresso, mas com bastante leite vaporizado e espuma para adoçar o sabor intenso. São encontrados baristas em vários países fazendo macchiatos curtos de forma diferente.
No entanto, a maneira tradicional de preparar um macchiato curto é através de uma dose de expresso em uma xícara, e bastante leite vaporizado e determinada quantidade de espuma em cima do expresso.
A dica de barista é que a chave para o perfeito macchiato curto é a regra dos terços. O ideal são 3 diferentes camadas de cores na bebida. Uma camada escura no fundo para representar o expresso, uma camada intermediária que mistura o expresso e o leite, e uma camada por cima predominantemente de leite vaporizado.
4 – Macchiato Longo
Um macchiato longo é o mesmo que o macchiato curto, mas com uma dose dupla de expresso. A mesma regra dos terços se aplica nesta bebida tradicional. São 2 doses de expresso em uma xícara, e bastante leite vaporizado e espuma em cima do expresso.
A dica dos baristas, a chave para preparar as 3 camadas perfeitas é colocar bastante leite vaporizado e espuma por cima do expresso e então gentilmente virar a xícara em sentido horário algumas vezes para misturar o leite e café.
5 – Ristretto
Ristretto é uma dose de expresso que é extraída com a mesma quantidade de café, mas metade da quantidade de água. O resultado final é uma extração mais concentrada e mais escura.
Inicialmente é extraída uma dose de expresso padrão com metade da quantidade de água. Alternativamente, desativar a extração normal antes que o expresso comece a ficar amarelado.
6 – Americano
O café americano é constituído de água quente com uma dose de expresso extraída em cima da mesma. É preenchida uma xícara com dois terços de água quente. E uma dose de expresso é extraída por cima da água.
7 – Café Latte
Um café latte, ou “latte” é uma bebida à base de expresso com leite vaporizado e micro espuma acrescentada ao café. Esta bebida é muito mais doce comparada com um expresso, devido ao leite vaporizado.
Primeiro é extraída uma dose de expresso em um copo de vidro, o leite vaporizado é acrescentado, e 1 cm de micro espuma em cima do leite vaporizado. Nos Estados Unidos é comum usar uma xícara ao invés do copo de vidro para um latte. É mais popular em relação aos brasileiros com a denominação de média, cortado.
8 – Cappuccino
Um cappuccino é parecido ao latte. No entanto, a diferença chave entre as duas bebidas é que um cappuccino tem mais espuma e chocolate em cima da bebida. Além disso, um cappuccino é feito em uma xícara ao invés do copo de vidro.
Inicialmente extrai-se uma dose de expresso na xícara. O leite vaporizado é acrescentado, e de 2 a 3 cm de micro espuma por cima do leite vaporizado. O chocolate é polvilhado por cima do café.
9 – Flat White
Um flat white é um café principalmente encontrado na Austrália e Nova Zelândia. É preparado da mesma forma que um cappuccino, e não tem espuma ou chocolate por cima. Primeiro prepara-se uma dose de expresso na xícara. O leite vaporizado é acrescentado, mas sem micro espuma.
10 – Piccolo Latte
Um piccolo latte é um café latte feito em uma xícara de expresso. Isto significa que tem um sabor muito forte, mas adocicado, graças ao leite vaporizado e micro espuma presentes. Há duas formas de fazer um piccolo latte, com uma dose de expresso, ou uma dose de ristretto.
É feita uma dose de expresso, ou uma dose de ristretto de expresso em uma xícara. Acrescentar o leite vaporizado e quantidade pequena de micro espuma.
11 – Mocha
Mocha é uma mistura entre um cappuccino e um chocolate quente. É feita colocando a mistura de chocolate em pó com uma dose de expresso e então acrescenta leite vaporizado e micro espuma na bebida.
Os passos são: Extraia uma dose de expresso na xícara, acrescente uma colher de chocolate em pó na dose de expresso e misture. Então adicionar leite vaporizado, e de 2 a 3 cm de micro espuma, polvilhe chocolate em pó por cima.
12 – Affogato
Um affogato é um café sobremesa simples que é saboreado durante o verão e após o jantar. É feito a partir de uma colher grande de sorvete de baunilha em uma dose única ou dupla de expresso.
Passo a passo: Acrescenta-se uma colher de sorvete de baunilha no copo de vidro. E uma dose única ou dupla do expresso é despejada sobre o sorvete de baunilha. Uma dica extra é acrescentar uma dose de licor Frangelico na mistura.
Fonte: